Como manter sua equipe animada e integrada em home office? Veja 5 dicas infalíveis.

Atualizado: Mai 27

Saiba como manter a motivação da sua equipe de trabalho quando for preciso recorrer ao home office. Algumas simples mudanças podem tornar o dia a dia dos membros da sua equipe mais fácil e divertido.


Quando nos referimos ao trabalho de uma empresa, raramente pensamos em optar pelo home office, sempre escolhemos o modelo presencial, principalmente se tratando de uma equipe grande. No entanto, com o aumento da contaminação pela COVID-19, as empresas não têm tido outra alternativa a não ser o modelo de trabalho remoto. Atualmente, quatro meses após o avanço do coronavírus no Brasil, já se percebe algumas vantagens, como a diminuição do trânsito e o maior foco dos colaboradores.


Entretanto, ao passo que reduz o número de veículos circulantes e o estresse em engarrafamentos, surgem também dificuldades. Uma das mais recorrentes é como manter a equipe animada e integrada durante as chamadas de vídeo. Nesse post, trazemos 5 dicas infalíveis que sua empresa precisa conhecer.


Você vai encontrar esse artigo dividido em 5 partes, cada uma contendo uma dica para incrementar o home office de sua equipe de trabalho:

  1. Incentive a escolha de um ambiente adequado

  2. Proponha pausas para relaxar

  3. Estabeleça metas individuais e coletivas

  4. Peça que sua equipe estabeleça uma rotina

  5. Faça check-ins e check-outs divertidos


1. Incentive a escolha de um ambiente adequado

O espaço em que você trabalha pode influenciar muito a sua produtividade e o quão focado você fica. Trabalhar em casa pode ser monótono e deixar aquela impressão de baixo rendimento, principalmente se você escolhe trabalhar de pijamas e deitado na cama embaixo de uma pilha de cobertores. Enquanto isso pode funcionar bem para algumas pessoas, a maioria de nós apenas se sente mais tentado a dormir ou assistir filmes e mais filmes e deixar o trabalho para depois.


Por isso, é uma boa ideia escolher um ambiente bem iluminado e ventilado, com um bom acesso à internet e, preferencialmente, silencioso. Mesas e cadeiras confortáveis também podem impedir sensações desagradáveis como dor nas costas ou no pescoço, permitindo um maior tempo de trabalho e, consequentemente um aumento de produtividade. Incentivar que sua equipe construa um clima organizacional favorável trará muitos benefícios para o home office.



São claros os indicativos de que um ambiente de trabalho é agradável:

  • Os membros da equipe se sentem livres para dar opiniões e sugestões, sem autoritarismos;

  • Todos se sentem motivados e há um claro desenvolvimento e progresso da empresa.

Portanto, a produtividade se eleva, o que acaba por reduzir as horas de trabalho necessárias para resolver todos os assuntos pendentes.


2. Proponha pausas para relaxar

Como não há desperdício de tempo com trânsito ou locomoção, é comum que as reuniões em home office se estendam por longas horas, com uma abordagem ampla de diferentes temas e muitas decisões importantes a serem tomadas. No entanto, é normal que a motivação diminua ao longo do tempo e os membros da equipe se sintam dispersos e cansados.


Assim, mesmo que existam muitas tarefas a serem feitas e muito a ser resolvido, é essencial que ocorram pausas ao longo do tempo de trabalho e no meio de reuniões. Um intervalo de dez a quinze minutos nos dias mais corridos, ou de vinte a trinta nos mais tranquilos, pode ajudar a empresa a ser mais produtiva, enquanto estimula a integração entre os membros. Fazer uma pausa para o lanche, alongar um pouco, propor algum jogo virtual como Gartic, Uno ou Stop, podem ser seus grandes aliados.


Essas pausas são essenciais simplesmente porque:

  • Podem reduzir o estresse;

  • Aumentar a concentração ao retornar à atividade;

  • Ajudar a ter mais criatividade;

  • Fornecer clareza e objetividade para tomar decisões assertivas,

  • Revigorar os ânimos.

Dessa maneira, só existem benefícios ao interromper uma reunião quando notamos que o foco se perdeu e seus colegas estão cansados.


3. Estabeleça metas individuais e coletivas

Sentar-se em frente a um computador por horas a fio sem ter um objetivo em mente ou como fazer para alcançá-lo pode acabar com a motivação de qualquer um. Isso porque não é fácil, nem saudável, trabalhar incansavelmente sem ter qualquer noção de quando estará perto do fim ou quando poderá parar. Aí entra a importância do estabelecimento de metas a curto, médio e longo prazo. Para isso, deve-se ter em mente quais são os objetivos finais da empresa e quais os resultados necessários para atingi-los.


Metas individuais são consideradas um reforço de compromisso para com a empresa, podendo ser usadas como avaliador de desempenho, e compõem os propósitos coletivos. É importante também trabalhar a individualidade dos membros, para que se sintam realmente únicos em meio a um contexto geral e entendam o quão importantes são suas contribuições para o todo, o que aumenta o engajamento de cada um.



É importante que as metas apresentem certas características para que sejam maximizadas. Elas devem ser:

  • Estratégicas; claras e objetivas;

  • Alcançáveis e mensuráveis, para que não frustrem os membros ao invés de estimularem;

  • Ter prazos definidos;

  • Ter um propósito e um significado relevantes;

  • Deixar claro o papel de cada um, levando em consideração seus pontos fracos e fortes.

Assim, sua empresa vai atingir resultados de forma mais rápida e definitivamente mais organizada.


4. Peça que sua equipe estabeleça uma rotina

Muitas vezes, a falta de rotina acaba resultando em horários de trabalho inconstantes e frequentemente interrompidos. Isso pode significar uma barreira entre os seus objetivos e a realidade em que sua empresa se encontra. Os membros da sua equipe podem se sentir desmotivados, postergando suas tarefas para o fim do dia ou até mesmo durante a madrugada, em que o rendimento já não é o mesmo e o mercado não é tão responsivo quanto durante o horário comercial.


Se a sua empresa trabalha diretamente com seus clientes, uma rotina de horários e tarefas será ainda mais importante. O gerenciamento do tempo impede um possível prejuízo no processo cognitivo e sócio-emocional, ainda evitando as distrações e tarefas paralelas que se apresentam constantemente em situação de home office. Mesmo sendo mais flexível, o trabalho remoto com um tempo fixo de duração contribui para que ninguém fique sobrecarregado e, consequentemente, desmotivado.


Para isso, podem ser feitas algumas sugestões à sua equipe, como:

  • Estabelecer uma rotina com a sua família, pedindo para respeitarem seu horário de trabalho e deixando claro que suas atividades vão ocorrer normalmente;

  • Manter hábitos saudáveis como exercícios físicos, alimentação equilibrada e momentos de relaxamento ou terapia, pois auxiliam na manutenção de um bom ritmo de trabalho e em um trabalho mais produtivo e criativo;

  • Definir horários fixos durante o horário comercial, pois acarretam uma maior possibilidade de resposta rápida do cliente, com mais resultados e motivação dos membros de sua equipe.


5. Faça check-ins e check-outs divertidos

Geralmente, reuniões virtuais costumam ser mais maçantes e cansativas que reuniões presenciais, pois não é tão fácil conversar ou trocar uma opinião com seus colegas sem perturbar os outros. Para quebrar um pouco essa monotonia e esse clima de obrigação, é muito interessante começar e terminar os encontros com check-ins e check-outs criativos e divertidos, ou seja, dinâmicas que integrem e entretenham sua equipe antes de começar o trabalho.


Os check-ins e check-outs são responsáveis por construir um ambiente de colaboração em que os problemas e obstáculos sejam superados em equipe. Enquanto no começo das reuniões essas dinâmicas funcionam como um quebra-gelo e podem diminuir a tensão no espaço, contribuindo para um aumento da produtividade, check-outs são um importante momento de descontração e encerramento depois de uma tarefa cansativa, demonstrando que o trabalho na sua empresa também pode ser leve, alegre e divertido.


  1. Se a sua equipe for mais descontraída, jogos e brincadeiras são uma boa ideia. Competições de caretas, imagem e ação; perguntas engraçadas, adivinha ou jogos online são boas opções.

  2. Mas se sua equipe for mais séria, dinâmicas de perguntas são melhores. Rodadas de elogios; mural de gratidão ou insights e histórias de aprendizado também podem ser usadas.

O importante é deixar a imaginação rolar solta e se empenhar para das suas reuniões um momento agradável para todos, também.


Assim, com algumas poucas ações você pode aumentar a motivação e a animação dos membros da sua equipe e, consequentemente, a produtividade da sua empresa. Sugerir a escolha de um bom ambiente de trabalho e uma rotina contribuem para um clima de continuidade do trabalho, mesmo que não seja presencial; pausas para relaxar e check-ins/check-outs garantem um momento de descontração e quebra na monotonia do trabalho, fazendo com que todos se sintam menos cansados; por fim, metas individuais contribuem para o alcance dos objetivo gerais, e tendo um plano em mente, um caminho a ser seguido, facilita o processo e aumenta a satisfação com cada resultado positivo obtido.



Por Júlia Bérgamo, Diretora de Gestão de Pessoas na Atlântica Consultoria Internacional.

107 visualizações1 comentário

Atlântica Consultoria Internacional

Avenida João Pessoa, 52,

Porto Alegre - RS, 90040-000, Brasil

  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

(55) 9 9681 8066