top of page
Foto do escritorAtlântica Consultoria Internacional

Exportação de serviços: um mercado pouco explorado

Por: João Bueno


Quando falamos em exportação, a primeira imagem que nos surge é a de produtos sendo carregados em navios ou aviões rumo a outros países. No entanto, existe um outro universo em expansão que muitas empresas ainda não exploram: a exportação de serviços.


Serviços como tecnologia, consultoria, design, educação, entretenimento e engenharia estão cada vez mais em demanda no cenário global, e a internacionalização desses serviços gera maior procura por essas empresas, ampliando os ganhos. 


Segundo dados recentes, o setor de serviços representa mais de 60% do PIB mundial. Além disso, países desenvolvidos e emergentes buscam soluções cada vez mais especializadas, abrindo espaço para empresas que possam atender a essa demanda. Esses serviços que envolvem alta especialização, frequentemente oferecem margens de lucro mais elevadas, pois dependem mais de capital intelectual do que de infraestrutura física, além de serem essenciais para ampliar a competitividade de empresas internacionais.


A variedade de serviços exportáveis é imensa, mas todos eles carregam alguns fatores em comum: geralmente são intensivos em conhecimento e habilidades especializadas, ou seja, a principal matéria-prima é o capital humano qualificado. Adicionalmente, serviços podem ser adaptados para atender às necessidades específicas de diferentes mercados, sejam elas culturais, legais ou econômicas, sendo a personalização um diferencial importante para conquistar clientes. Por fim, grande parte dos serviços exportáveis utiliza tecnologia para viabilizar e otimizar sua entrega, principalmente na forma de plataformas online, softwares especializados e ferramentas de comunicação.


Sendo assim, os tipos de serviços mais presentes no comércio internacional são:


Tecnologia da Informação (TI):

  • Desenvolvimento de software personalizado;

  • Suporte e manutenção de sistemas.


Consultoria Empresarial:

  • Consultoria de gestão e estratégia;

  • Serviços jurídicos e tributários internacionais.


Serviços Criativos:

  • Produção audiovisual e animação;

  • Design gráfico e arquitetura;

  • Marketing digital.


Educação:

  • Cursos online e EAD (Ensino a Distância);

  • Capacitação técnica para mercados específicos.


Engenharia e Infraestrutura:

  • Projetos arquitetônicos ou de engenharia civil;

  • Investimentos em energia renovável.


Fonte: Portal do Ex-Tarifário


Contudo, é importante estar atento às dificuldades inerentes em se inserir neste tipo de mercado, como por exemplo, o fato dele ser altamente competitivo, exigindo diferenciação. Inclusive, o alto grau de concorrência demanda que as companhias prestadoras de serviços façam entregas de alta qualidade, a fim de fidelizar seus clientes. Outra possível dificuldade a ser enfrentada é a falta de padronização nas regras para a exportação de serviços, causando diferenças internas e externas na legislação e criando barreiras para novos exportadores.


Com o crescimento da digitalização global e a demanda crescente por serviços de alto padrão, a exportação de serviços continuará a expandir, abrindo cada vez mais espaço para novas empresas. Investir nessa área pode ser uma estratégia de sucesso, permitindo alcançar mercados diversificados e gerando novas fontes de receita sem os custos logísticos pesados associados à exportação de produtos físicos.


Se sua empresa tem conhecimento, criatividade ou inovação como diferencial, a exportação de serviços pode ser sua porta de entrada para o sucesso internacional. Está pronto para levar seus serviços ao mundo? Agora é a hora de explorar esse mercado pouco aproveitado, mas cheio de oportunidades, entre em contato conosco!


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page