Case Exatron: sucesso em exportação com a Atlântica

Saiba como ajudamos a Exatron a adentrar em novos mercados



Você sabia que a internacionalização das empresas as tornam mais competitivas nacional e globalmente? No nosso mundo globalizado e interdependente, fechar os olhos para isso é extremamente arriscado e pode fazer com que sua empresa pare no tempo, se prejudique ou pode até mesmo barrar seu crescimento.


A exportação é uma das formas de internacionalizar-se, e é uma movimentação que se encaixa muito bem para empresas que querem chegar longe! Se esse é o seu objetivo, a exportação dos seus produtos é o primeiro passo para garantir o crescimento de sua empresa. Neste artigo, vamos olhar de perto um caso de sucesso que confiou na Atlântica Consultoria Internacional para a elaboração dos serviços de exportação - O caso de sucesso Exatron - e vamos demonstrar o porquê exportar é um bom negócio para você!


Para isso, dividimos essa jornada em 3 principais caminhos a serem trilhados, são eles:


  • Como saber se a exportação vai valer a pena?

  • Se desafiando em novos mercados: o caso da Exatron.

  • A aplicação do projeto


  • Como saber se a exportação vai valer a pena?


Exportar significa transformar a realidade da sua empresa e diversificar seus mercados ao explorar novas oportunidades. Exportar é ampliar as suas possibilidades, libertando sua empresa da sujeição à condição da economia brasileira. Em resumo, ao buscar novos mercados busca-se ser maior, dando a voz necessária ao espírito empreendedor que deseja sempre ultrapassar as barreiras e ir além.

Entretanto, para um negócio de sucesso, a determinação não trabalha sozinha… Então, como exportar de maneira assertiva? Como garantir que estas vantagens - diminuição de custos e de riscos, driblar a concorrência inesperada, impulso à inovação e aumento de competitividade e credibilidade - serão a sua realidade?

Para responder a essas perguntas analisaremos o caso de um espírito empreendedor que buscou os serviços da Atlântica Consultoria Internacional a fim de crescer no mercado. Contaremos a você a história de como a empresa Exatron obteve sucesso exportando para diversos países da América Latina e qual é a combinação perfeita para alinhar a sua vontade de exportar à consolidação da internacionalização de sua empresa: um bom planejamento estratégico.




Você ainda não conhece a Exatron? Clique aqui para saber um pouco mais sobre essa empresa inovadora ;)



É com um minucioso planejamento estratégico e com um olhar sensível às alterações do mercado internacional que as vantagens trazidas pela exportação são garantidas! É preciso que se esteja atento às constantes mudanças e oportunidades – políticas, econômicas, jurídicas, culturais... – as quais moldam os mercados externos e os tornam atrativos. Portanto, contar com a orientação de uma consultoria internacional comprometida com o seu sucesso é essencial e te trará o devido retorno financeiro - sua empresa chegará mais longe!



  • Se desafiando em novos mercados: o caso da Exatron


Sabemos que exportar parece ser uma tarefa muito complexa, principalmente para pequenas e médias empresas que possuem pouca ou nenhuma experiência no mercado internacional. Nesse sentido, a Exatron, empresa inovadora que desenvolve produtos de automação predial e residencial para promover a segurança e a economia de energia , adquiriu os nossos serviços para aumentar suas vendas internacionais ao redor da América Latina. Para isso, entregamos um relatório detalhado e de maneira descomplicada para que o cliente entenda os atrativos de cada país.


A Atlântica identificou para o cliente informações relativas a análise socioeconômicas dos países Colômbia, Bolívia, Paraguai, Peru, Argentina e Uruguai. Esses dados são relevantes para empresas que pretendem se aventurar no mercado internacional, visto que são características primárias para investigar se há compatibilidade com o desejo da empresa e planejar com assertividade qual será a melhor estratégia de exportação. Além disso, identificar as diferenças entre o mercado no qual você já está estabelecido e o almejado é essencial para que você possa se adaptar ao novo mercado e conquistar a receptividade do consumidor. Sendo assim, a Atlântica analisou detalhadamente os países selecionados pela Exatron e identificou 5 eixos de análise, veja:




  • A aplicação do projeto

Antes de contratar os serviços da Atlântica, a Exatron tinha a expectativa de conhecer melhor o mercado dos países da América do Sul referente aos produtos fabricados pela empresa. Com a consultoria prestada pela Atlântica Consultoria Internacional, porém, a Exatron obteve as informações e contextos necessários para identificar os potenciais mercados que abraçariam o seu produto e quais seriam os seus principais clientes em cada país. Ainda está na dúvida? Veja a seguir o depoimento de Leonardo Moliterni, Diretor de Comércio Exterior da Exatron!


Como foi a experiência da Exatron com a Atlântica?

Tivemos uma ótima experiência com o trabalho realizado pela Atlântica. A proposta de trabalho era clara e os objetivos bem determinados. A equipe que desenvolveu o projeto tinha os conhecimentos necessários e se aprofundou no estudo do tema para entregar um bom resultado.


Quais eram as expectativas com o projeto?

Tínhamos a expectativa de conhecer melhor o mercado dos países da América do Sul em relação aos produtos fabricados pela Exatron. Foi possível identificar os países com maior potencial de compra e quais poderiam ser os principais clientes em cada um deles.


E uma vez entregue o relatório executivo, como ele era?

O relatório era bem completo, continha as informações que embasaram o trabalho, como dados demográficos, econômicos e de mercado dos países analisados. Havia uma agenda de encontros para atualização do andamento do projeto e alguns contatos para esclarecer dúvidas que ajudaram a conduzir os estudos. No final, tivemos uma apresentação do resultado.


Vocês se sentiram seguros com o trabalho da Atlântica?

Nos sentimos seguros durante todas as etapas do projeto, desde as entrevistas até a conclusão. Também foi possível perceber o amadurecimento da equipe Atlântica que participou deste trabalho. Havia um alto engajamento em conhecer a Exatron, os seus produtos, concorrentes e mercados.


Conclusão


Com os serviços de estudo logístico e de mercado, busca por compradores e análise de conjuntura, a Atlântica Consultoria Internacional ajudou a Exatron a exportar para o mercado latino americano. Em conclusão, foi entregue ao cliente um relatório detalhado sobre os cinco países desejados para que o cliente pudesse iniciar o seu processo de exportação seguramente.


Você tem interesse em adentrar em novos mercados, mas não sabem como? A Atlântica pode te ajudar com esse impasse. Temos soluções que se adaptam ao seu tipo de negócio. Clique aqui e entre em contato conosco!


Autores: Giulia de Oliveira Moraes e Andrey Velasques, consultores da Atlântica.

Edição: Gabriela Picinini da Silva, diretora de marketing.

103 visualizações0 comentário