Case Jamed: saiba como encontrar os melhores fornecedores para importação

Atualizado: Mai 6

Entenda como a Atlântica auxiliou a Jamed a ter segurança e autonomia na importação, e como a ajudou a encontrar fornecedores internacionais



Muitas empresas, apesar de dependerem de importações, ainda não conhecem o assunto com profundidade, o que pode causar insegurança na hora de trazer a mercadoria do exterior. Esse era o caso da Jamed, uma empresa distribuidora de equipamentos médico-hospitalares localizada em Porto Alegre. Em 2020, devido à pandemia, a empresa se deparou com um grande aumento na demanda de seus produtos, o que a obrigou a aumentar seu volume de importação. Confira como a Atlântica Consultoria Internacional, em parceria com a F5 Júnior Consultoria Internacional, ajudou a Jamed a entender por completo o processo de importação e a ganhar confiança e autonomia para atuar com segurança no mercado internacional.


Neste artigo vamos falar sobre:


  1. O problema do cliente: como importar por conta própria?

  2. Nosso Manual de Importação para dar autonomia ao cliente.

  3. Criação de uma lista de fornecedores internacionais para facilitar a busca por parceiros confiáveis.

  4. Entrega do Relatório, adaptação à realidade do cliente e acompanhamento.

  5. Resultados para a empresa.


1. O problema do cliente: como importar por conta própria?


Sua empresa precisa de produtos do exterior mas você não sabe como importar?


Essa situação, comum a muitas pequenas e médias empresas, era o caso da Jamed antes de começar a contar com nossos serviços. Essa jovem distribuidora de equipamentos médico-hospitalares presenciou um aumento da demanda por seus produtos com a pandemia do novo corona vírus. Dessa forma, a importação apresentava-se como uma solução, embora impedida pela falta de experiência e de segurança da empresa em importar.


Logo da JAMED. Acesse sua página de contato.



Nesse cenário, a Jamed firmou uma parceria com uma trading company para fazer a negociação da compra de seus produtos. Contudo, além da inexperiência sobre as questões logísticas e burocráticas da importação, ainda não sabiam com quais empresas entrariam em contato.


Portanto, nossa consultoria à Jamed teve como objetivo principal instruí-la a respeito de todos os processos que a importação envolve, a fim de fornecer a autonomia para importar por conta própria. Em seguida, listamos-lhe fornecedores confiáveis para a negociação.



2. Nosso Manual de Importação para dar autonomia ao cliente


O primeiro objetivo de nosso serviço prestado à Jamed foi capacitá-la a respeito de todas as etapas do processo de importação, a fim de dar a autonomia e segurança para realizá-lo por conta própria. Por isso, apresentamos o nosso Manual de Importação, o qual incluiu, com detalhes, a Análise Burocrática, a Análise de Aduana, a Análise Logística, e o Portal Siscomex; todas as partes foram adaptadas ao caso específico do cliente.


Em Análise Burocrática, listamos tanto os documentos necessários à importação – com a finalidade de simplificar a burocracia – quanto os impostos que ela envolve, ressaltando as possibilidades de isenção deles, como foi o caso da redução temporária da alíquota de importação em combate à COVID-19. Em Análise de Aduana, detalhamos a parte do reduto aduaneiro no transporte da mercadoria importada, com destaque em como conseguir o despacho aduaneiro por meio da Declaração Única de Importação (DUIMP).


Já em Análise Logística, abordamos as formas de fazer a melhor escolha do módulo de transporte, do INCOTERM utilizado e do seguro internacional. Por fim, em relação ao Portal Siscomex, definimos como fazer a Habilitação Siscomex, e destacamos as diferenças do Portal com o Radar Siscomex.


Tabela de INCOTERMS 2020, produzida pela Atlântica em “Conheça as 4 principais formas de pagamentos internacionais para facilitar sua exportação



Como visto acima, todas etapas do processo de importação foram abordadas e simplificadas. Assim, a Jamed agora possui o conhecimento necessário para realizar suas importações por conta própria e com confiança.



3. Criação de uma lista de fornecedores internacionais para facilitar a busca por parceiros confiáveis


Encontrar parceiros internacionais confiáveis é uma tarefa difícil. Mesmo com a possibilidade de falarmos com qualquer pessoa do mundo a qualquer horário, a distância ainda impõe barreiras à comunicação. Por conta disso, é difícil sabermos em quem podemos confiar e em quem não podemos confiar na hora de fazer negócios.


A Jamed enfrentava o mesmo problema: como encontrar um fornecedor internacional de confiança? Apesar de possuírem parceria com a trading company, ainda era necessário localizar as empresas com as quais seriam firmados os contratos. Procurando solucionar essa questão, a Atlântica Consultoria Internacional realizou uma Busca por Fornecedores.


Através de nossas bases de dados, rastreamos compradores confiáveis com os quais a Jamed poderia negociar. Contudo, não somente identificamos possíveis fornecedores para o cliente, como também filtramos os fornecedores disponíveis. Para nos certificarmos de que eles eram contatos seguros, nos baseamos em métricas para fazer uma análise dentre todas as empresas disponíveis: lucro anual da empresa, número de funcionários, a província localizada e a certificação ISO, que garante que os produtos da empresa produzidos são de qualidade. A partir disso, não apenas entregamos uma lista completa com possíveis parceiros internacionais, mas também garantimos que eles sejam parceiros de confiança.



4. Entrega do Relatório, adaptação à realidade do cliente e acompanhamento


Nossa maior preocupação ao longo da elaboração de um projeto é a entrega de um serviço que faça sentido para o cliente. No caso da Jamed não foi diferente. Buscamos identificar as maiores dificuldades que o cliente enfrentava e como poderíamos ajudá-lo de forma efetiva. Após encontrada as soluções, elaboramos o projeto, visando sempre entregar um material que simplifique o comércio internacional.


Quando finalizamos um projeto, é entregue um Relatório Executivo que resume todo nosso trabalho. Juntamente a isso, promovemos uma conversa sobre o projeto, onde mantemos uma relação mais direta e apontamos as soluções encontradas para o cliente, além de sanarmos dúvidas e questionamentos de acordo com a demanda do cliente.


Além disso, a Atlântica incorporou uma inovação em sua Diretoria de Projetos. Hoje, os projetos são entregues em partes, realizando-se reuniões de apresentação ao fim de cada etapa. Dessa forma, há um contato mais direto com o cliente ao longo do projeto, fazendo com que nos mantenhamos alinhados, atendendo, assim, as expectativas e necessidades da empresa. Ou seja, não vamos apenas te entregar um projeto, a Atlântica fará um acompanhamento, te mantendo a par do projeto e garantindo que ele faça sentido para você.



5. Resultados para a empresa

A Jamed, assim como tantas outras empresas brasileiras, encontrava insegurança e dificuldades na hora de importar. O processo de importação é apresentado como sendo extremamente complicado, quando na verdade é mais simples do que pensamos. A inexperiência da empresa gerava muita insegurança na hora de realizar as operações de importação. Somado a isso, o desconhecimento quanto a quais empresas eram confiáveis para se importar era outro fator preocupante para o cliente.

Para cada um desses problemas encontramos uma solução. Para a inexperiência e insegurança desenvolvemos o Manual Passo a Passo de Importação. Com ele, capacitamos a Jamed para realizar operações de comércio exterior com segurança, confiança e agilidade. O conhecimento fornecido através do Manual permite que a empresa repasse a sabedoria através de suas gestões. Por fim, para remediar o desconhecimento quanto a empresas confiáveis, realizamos uma Busca por Fornecedores. O resultado foi uma lista de empresas disponíveis para a importação e que atendiam às métricas que qualificam a confiabilidade de uma empresa. Os contatos que ela oferece têm a possibilidade de evoluírem para parcerias internacionais de longo prazo.



Conclusão


Em conclusão, foi dessa forma que o trabalho da Atlântica Consultoria Internacional em parceria com a F5 Júnior Consultoria Internacional atendeu às demandas e necessidades da JAMED em comércio exterior. Você também enfrenta em sua empresa problemas com a importação? Você sente falta de experiência para importar com segurança e autonomia? Não sabe onde encontrar fornecedores internacionais confiáveis?

Então saiba que você pode contar com a Atlântica! Basta entrar em contato conosco e estamos sempre dispostos a simplificar o comércio internacional para empresas brasileiras que querem conquistar novos mercados.



Autores: Pedro Henrique Longo e Pietro Bottega, consultores da Atlântica.

Edição: Giulia de Oliveira Moraes, consultora da Atlântica.

75 visualizações0 comentário