top of page

Case Ômega Pet: Importação como estratégia de redução de custos

Adentrar no mercado internacional pode soar muito mais interessante quando associado a fornecedores mais baratos que a oferta local e a uma consultoria especializada


Fonte: Pixabay

A globalização, atualmente, já é um fato consumado dentro do mercado, e usá-la estrategicamente pode ser um diferencial para o seu negócio. Uma boa estratégia na aquisição de produtos primários para a produção de um bem de consumo pode reduzir significativamente os custos de produção. Assim, optar por uma logística de importação associada a um serviço de consultoria especializado, além de poupar tempo e dinheiro, evitará o estresse de se inteirar sobre a logística necessária por conta própria.

Nesse artigo você poderá conferir como essa opção mercadológica auxiliou a empresa Ômega Pet a reduzir custos e, ainda, qual foi o papel da Atlântica nesse cenário. O texto está dividido pelos tópicos:

  1. Fornecedores internacionais para pequenos negócios. É possível?

  2. A Atlântica como ponte para solução: por que foi (e é) necessária uma boa consultoria ?

  3. Quer internacionalizar seu negócio? Segue este passo a passo.


1. Fornecedores internacionais para pequenos negócios. É possível?


Expandir o catálogo de possíveis parceiros para além das fronteiras nacionais pode soar bastante ousado para uma empresa pequena ou uma startup que vê seu capital de investimento limitado diante de tantas demandas do mundo dos negócios. Por outro

lado, tendo em vista o contexto inflacionário no Brasil e o aumento de valor atribuído a bens de consumo em praticamente todos os setores, a busca por fornecedores estrangeiros pode ter vantagens econômicas significativas.

A partir desse ponto de vista, a empresa de pequeno porte Ômega Pet, localizada em Colombo no Paraná, observou que o mercado chinês proporciona um valor de matérias-primas muito mais interessante para a produção de seus produtos do que se comprados em território nacional. Não abrindo mão nem da qualidade e nem de um valor justo, a empresa conseguiu diminuir seus custos ao investir no comércio exterior (comex).

O interesse nos ventiladores de origem chinesa foi o mote do processo de internacionalização das relações comerciais da Ômega Pet. A empresa especializada em produtos para petshop previu um cenário insatisfatório para a compra destes ventiladores no Brasil e, assim, buscou ampliar suas possibilidades mercadológicas para fins de redução de custo na produção do seu produto final. Esta estratégia, com auxílio de uma consultoria ágil e de qualidade, garantiu que o novo lote da matéria-prima já fosse de origem estrangeira, poupando gastos e garantindo uma forma nova e mais eficaz na sua cadeia produtiva.


2. A Atlântica como ponte para solução: por que foi (e é) necessária uma boa consultoria ?


Partir para o mercado internacional e suas complexas relações, ao mesmo tempo que pode trazer resultados econômicos bastante satisfatórios, logisticamente traz uma costumeira carga de preocupação por parte dos gestores dentro da empresa. Os preços atrativos e a estratégia de uma redução de custos é o produto final de uma jornada complexa, mas totalmente acessível, seja para pequenas, médias ou grandes empresas.

Atlântica, no papel de consultoria dentro deste novo ambiente, ajudou nos primeiros passos da Ômega Pet no comex, pois sendo uma empresa de pequeno porte não possuía nenhum setor especializado para buscar informações que o processo de importação necessitaria. Além disso, a questão do curto prazo para estudar a viabilidade desta ideia também engajou a busca por uma consultoria especializada.

O investimento nos serviços da Atlântica Consultoria Internacional proporcionou à Ômega Pet conteúdos riquíssimos para que essa conseguisse realizar de forma autônoma e com segurança os trâmites comerciais com seus novos fornecedores. Dessa forma, os serviços concluídos neste case de sucesso englobaram:

  1. Busca por fornecedores;

  2. Busca por transportadoras;

  3. Manual de Importação, contendo:

  • Guia para portal Siscomex;

  • Análise logística

  • Análise burocrática

  • Processo aduaneiro

  • Simulação de custos

Você pode estar imaginando que as possibilidades são inúmeras para aquisição de um fornecedor estrangeiro e, dessa forma, como confiar e saber que estão sendo sugeridas as melhores opções? O processo de busca de fornecedores, que foi o ponto chave quando a empresa contratou a Atlântica, é realizado com muita atenção, mas principalmente em bases de dados confiáveis do mercado internacional. A Ômega Pet já tinha um desejo no mercado chinês e a partir disso foram consultadas várias fontes, como por exemplo: Tradesparq e Made-in-China, além da investida com as embaixadas chinesas, garantindo uma busca de precisão e qualidade.

Assim, a partir da contratação da empresa júnior, a gestão estava munida de informações tanto acerca de possíveis parceiros econômicos como também da burocracia pertinente ao comércio exterior e um guia de como fazê-lo. Além disso, este contato economizou recursos financeiros, mas principalmente tempo, pois após somente seis semanas a Ômega Pet obteve o relatório executivo final em mãos.


3. Quer internacionalizar seu negócio? Segue este passo a passo


Sabemos que o desejo de internacionalizar um negócio pode ter muitas barreiras, entre elas a principal citada aqui - medo. Medo de não ter capital necessário para começar, medo de não ter conhecimento necessário para um investimento seguro, medo dos trâmites comerciais mais complexos. Porém, o ganho possível em ultrapassar os limites geográficos são incalculáveis quando se arrisca em um bom investimento. Investir no comércio exterior para o seu negócio pode ser uma alavanca muito potente. Junto a isso, estar alinhado com uma consultoria séria e competente terá todo diferencial para alcançar o sucesso.

Basta estar disposto e ser audacioso para dar este próximo passo. O processo de consultoria inclui várias etapas, dentre elas:

A Atlântica Consultoria possui seu canal aberto para novos clientes, e sendo uma EJ consegue oferecer preços competitivos com a mesma qualidade do mercado. Por isso, não deixe de acessar nosso material gratuito: Roteiro de Importação, e encoraje-se a ser nosso novo parceiro! O mercado internacional está muito mais acessível do que se imagina para alavancar o sucesso do seu negócio.


 

Autora: Rafaela Caporale

Revisão: Bibiana Rauber e Erik Marins



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page