Case Secon: Em busca de novas transportadoras


Como perder o medo de abrir mão de antigas transportadoras para ver sua empresa crescer no mercado?


Muitas vezes, reduzir drasticamente os custos em importações significa buscar novos fornecedores, além de novas transportadoras, e sabemos que existe certo receio para tal mudança. A Atlântica Consultoria sabe qual é o caminho ideal e, para isso, vamos apresentar o case Secon, que foi mais um caso de sucesso na redução de custos. Ele está dividido em três momentos:

  1. O processo de pioneirismo da Secon

  2. empresas já experientes em importação: qual o papel da consultoria?

  3. A busca por novas transportadoras não precisa ser difícil


1. O processo de pioneirismo da Secon

Iniciada em 1991, com o intuito de aprimorar as novas tecnologias crescentes no mercado, a Secon desenvolve produtos e serviços para a área de automação, controle e instrumentação, além de produzir e comercializá-los. Durante os anos, a empresa se tornou pioneira nacional no desenvolvimento e produção de sensores de correntes por efeito hall, ampliou seus serviços para o setor industrial e de laboratório, lançou produtos na linha de transdutores, detectores e instrumentos e ainda, em 2012, começou a fornecer equipamentos para a área ferroviária, assegurando seu histórico de pioneirismo no Brasil. Sua tecnologia contribui para a ampliação do setor energético brasileiro e abrange todo o setor primário, além de estar presente em muitas regiões do país, incluindo estruturas como a Arena do Grêmio e a Arena Pernambuco. Entre todos esses processos, a empresa já havia realizado importações de algumas peças dos Estados Unidos, e também já possuía um setor próprio para lidar com questões de comércio internacional.




Equipamento para linha metroferroviária (http://www.secon.com.br/equipamentos-linha-ferroviaria/)










Detector de corrente de tensão

(http://www.secon.com.br/grupo.php?id=19)








2. Empresas já experientes em importação: qual o papel da consultoria?

Quando uma empresa começa a alavancar no mercado nacional, o país de origem passa a ser pequeno para grandes oportunidades e, por isso, é preciso buscar inovações no comércio exterior, tanto para quem quer exportar, quanto para quem busca reduzir os custos através da importação. Com a Secon não foi diferente, mesmo já tendo experiência com importações, havia a necessidade da diminuição dos custos e, em conjunto com a Atlântica, foi construído todo o conhecimento para adquirir o ex-tarifário, além de proporcionar mais segurança na busca por novos fornecedores e transportadoras.

Em busca de tarifas menores em importação, a Secon entrou em contato com a Atlântica Consultoria Internacional a fim de alcançar os melhores resultados. O projeto consistiu em:


- Análise das maneiras para adquirir o Ex-tarifário;

- Busca pelos melhores fornecedores para os 9 produtos demandados;

- Execução, por parte da Atlântica, pela pesquisa por novas transportadoras.


Em nosso site explicamos detalhadamente sobre como adquirir o ex-tarifário com o case ARPAC, e também como encontramos os melhores fornecedores no case JAMED. Por isso, neste case, trataremos especificamente sobre o processo de busca por transportadoras.


Esta etapa consistiu em aplicar todas as demandas do cliente nas bases de dados utilizadas por nós e, após isso, filtrar as empresas encontradas, levando em consideração suas certificações e o atendimento a localidades que eram relevantes para a SECON.


Com essas informações disponíveis, entramos em contato com as empresas e realizamos simulações de custos. Dessa forma, proporcionamos a garantia de um bom serviço para nosso cliente, eliminando qualquer barreira que o impedisse de ter a melhor experiência com nossos serviços e com o comércio internacional.















Exemplo de declaração de importação no portal Siscomex (https://www.fazcomex.com.br/blog/declaracao-de-importacao-passo-a-passo/)


3. A busca por novas transportadoras não precisa ser difícil

Mesmo para quem já possui contato com o mundo da internacionalização, suprir todas as demandas logísticas que esse trabalho exige pode ser arriscado quando feito de forma equivocada. Para que esse tipo de trabalho seja bem feito, é importante que haja o auxílio de uma empresa de consultoria, dando todo o suporte necessário e minimizando quaisquer riscos. Além disso, se a empresa estiver inclinada a contratar serviços de uma empresa júnior, como é o caso da Atlântica, as vantagens são ainda maiores, pois os custos são abaixo da média e os benefícios da qualidade dos serviços são os mesmos.


Portanto, ainda há incertezas sobre qual fornecedor ou transportadora contratar, ou até mesmo sobre quais os documentos necessários para obter o ex-tarifário com segurança, ressaltamos a importância de contratar serviços de consultoria e ter todo o trabalho duro entregue em suas mãos por um preço muito justo.

A Atlântica Consultoria Internacional está em constante busca para fornecer os melhores serviços aos nossos clientes e esperamos que em breve sua empresa possa fazer parte de mais um de nossos cases de sucesso!

 

Autora: Leticia Martins

Revisão: Bibiana Rauber e Erik Marins

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo