top of page

Caso de sucesso: saiba como ajudamos a zerar os impostos de importação da ARPAC

Atualizado: 2 de jun. de 2020

Você sabia que é possível zerar seus impostos de importação?


Nesse artigo, trazemos o caso de sucesso da ARPAC, que é referência em um mercado muito inovador: serviços aéreos agrícolas com drones profissionais. Vamos te mostrar como zeramos os impostos de importação de peças automotivas de drones para a ARPAC, usando o regime de Ex-Tarifário.


Para facilitar a organização, dividimos o artigo em:

  1. ARPAC, a startup promissora para 2020-2021.

  2. O que é um Ex-Tarifário?

  3. Como fizemos para a ARPAC?


1. ARPAC, a startup promissora para 2020-2021.

A ARPAC é uma startup fundada em 2015, sediada em Porto Alegre (RS). É especializada em agricultura de precisão e pulverização agrícola com drones profissionais de última geração, seguindo padrões internacionais de qualidade.


O lema da ARPAC é “Missão dada é missão cumprida.” Hoje, seus principais parceiros são o produtor rural, cooperativas e as gigantes Klabin (líder no setor agroflorestal) e Raízen (líder na produção de energia com cana de açúcar).

Conforme Ênio Freitas, CTO (Chief Technical Officer) da empresa,

A cana é um mercado muito bom para drones, porque não é possível entrar de trator em canaviais e os tratamentos que precisam ser feitos são muito localizados, a ponto de não valer a pena fazer de avião. Portanto, a Raízen está disposta a investir em soluções de mais alto valor agregado, como a ARPAC.

A ARPAC conta com uma equipe especializada de operação de campo e equipamentos desenvolvidos para as principais culturas brasileiras: cana de açúcar, café, soja e uva. O diferencial da empresa é baseada em quatro pilares:

  1. Economia: aplicação localizada, garantindo redução do volume total de insumos e retorno de até 60%.

  2. Precisão: Voo Automático por coordenadas.

  3. Segurança: Operador sem contato com produto e sempre fora do talhão.

  4. Terceirização: Prestação de serviço completa, livre de preocupação.

Para entender mais sobre como os serviços da ARPAC funcionam, veja esse vídeo:

Atualmente, a ARPAC aumenta por três vezes a quantidade de operações de uma safra para outra, e no longo prazo pretende dominar algum outro país da América Latina, provavelmente a Argentina. Trata-se de um mercado com concorrência muito pequena, pois há poucas empresas com conhecimento nesse tipo de tecnologia. O grande desafio é conseguir captação de recursos no momento, considerando a crise decorrente da pandemia da COVID-19.



2. O que é um Ex-Tarifário?

O regime de Ex-Tarifário consiste na redução temporária a 0% do imposto de importação de bens de capital (BK), de informática e telecomunicação (BIT), quando não houver a produção nacional equivalente (definição do MDIC). Sem a aplicação do regime, as importações de BK têm uma incidência modal de 14% de Imposto de Importação, e as de BIT 16%.


Com isso, o Governo Federal busca atrair investimentos para o Brasil, uma vez que o Ex-Tarifário desonera os aportes direcionados a empreendimentos produtivos. O regime foi desenvolvido considerando três pontos fundamentais:

  • Viabiliza aumento de investimentos em bens de capital (BK) e de informática e telecomunicação (BIT) que não possuam produção equivalente no Brasil;

  • Possibilita aumento da inovação por parte de empresas de diferentes segmentos da economia, com a incorporação de novas tecnologias inexistentes no Brasil, com reflexos na produtividade e competitividade do setor produtivo.

  • Produz um efeito multiplicador de emprego e renda sobre segmentos diferenciados da economia nacional.


3. Como fizemos para a ARPAC?

A ARPAC contratou a Atlântica para reduzir custos de importação de peças automotivas para drones. Nossa solução foi apresentar um relatório detalhado de como a empresa poderia zerar os impostos de importação através do Regime de Ex-tarifário.


Levantamos todos os documentos e informações necessárias para a ARPAC fazer o cadastro no SEI, Sistema Eletrônico de Informações do Ministério da Economia, e assim obter sucesso no Pleito de Concessão do regime de Ex-tarifário. Orientamos como acessar o sistema, como cadastrar-se como usuário externo e como providenciar e anexar a documentação necessária.

Segundo Ênio Freitas, CTO da ARPAC,

A Atlântica conseguiu, em pouco tempo, com baixo custo e poucas reuniões, criar uma metodologia para a solução que a ARPAC precisava! Isso demonstra a força e união dos profissionais jovens, das empresas júnior e do ensino público gratuito e de qualidade.

 

Você também quer otimizar os resultados da sua empresa reduzindo custos de importação? Quer saber como fazer um Ex-Tarifário para os produtos que você precisa importar?

Entre contato com a Atlântica e saiba como podemos te ajudar!

 

Autoria: Giovana Pertuzzatti Rossatto, Diretora de Marketing na Atlântica Consultoria Internacional.

Colaboração: Ênio Freitas - CTO da ARPAC.

350 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page