top of page

Parques tecnológicos e o desenvolvimento

Por: João Bueno


Tecnologia e inovação vêm se tornando cada vez mais o objetivo central em muitos setores empresariais no Brasil. O desenvolvimento desses temas trará mudanças benéficas ao cenário econômico do país, criará mais oportunidades de emprego e promoverá o desenvolvimento científico. Esse ambiente que une ciência, tecnologia e inovação é crucial, pois estimula mudanças na cultura empresarial, incentivando empreendedores a permanecerem focados no desenvolvimento dos negócios e da sociedade. É assim que os parques tecnológicos desempenham um papel no fortalecimento e expansão do conhecimento acadêmico relevante para o próprio mercado. Os parques tecnológicos são ambientes que buscam aproximar negócios e servir como polos de desenvolvimento, com grandes concentrações de empresas de tecnologia, startups, laboratórios e universidades de ponta. Esses ambientes são empreendimentos muito complexos porque envolvem grandes quantidades de financiamento e infraestrutura, o que dificulta sua construção física e burocrática.


Existem princípios básicos para que o projeto de um parque tecnológico funcione efetivamente, esses fatores de sucesso consistem em:

  • Base científica e tecnológica, geralmente atrelada a uma universidade de ponta;

  • Cultura de inovação;

  • Investimento governamental no setor;

  • Apoio do setor empresarial;

  • Cultura empreendedora da região.


Fonte: Funarbe


Além disso, os parques tecnológicos contribuem significativamente para a criação de empregos qualificados. A presença de empresas de alta tecnologia e centros de pesquisa atrai profissionais especializados, gerando oportunidades de emprego em setores como engenharia, biotecnologia, tecnologia da informação e muitos outros. Isso não apenas reduz a taxa de desemprego, mas também eleva o nível de competências e habilidades da força de trabalho local.


Entre os impactos positivos trazidos pelos parques científicos e tecnológicos, um dos que mais se destaca é o despertar das universidades para a necessidade de conciliação entre o conhecimento académico, as empresas e o mercado, o que tem levado estas universidades a serem mais ativas economicamente.


Fonte: Indústria Hoje


Para ter um parque tecnológico reconhecido, a prefeitura ou a entidade gestora do parque deve encaminhar um ofício ao órgão estadual competente a fim de oficializar o processo de criação do parque. Ainda, é importante considerar que os parques tecnológicos são ótimas oportunidades para internacionalizar municípios e empresas, principalmente em função da criação de um ambiente atrativo para multinacionais e investimento estrangeiro


Em resumo, os parques tecnológicos são essenciais para o desenvolvimento socioeconômico. Ao promover a inovação, criar empregos qualificados, estimular a economia local, fortalecer a educação e incentivar a sustentabilidade, eles desempenham um papel vital na construção de sociedades mais prósperas. À medida que o mundo continua a evoluir tecnologicamente, a importância desses hubs de inovação só tende a crescer, solidificando seu lugar como pilares do progresso econômico.


A Atlântica Consultoria Internacional está constantemente empenhada em oferecer os melhores serviços aos nossos clientes, entre em contato conosco e veja quais de nossos serviços se encaixam melhor nas necessidades da sua empresa!


8 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page