Como reduzir custos na importação: buscando um bom fornecedor internacional

Descubra como encontrar fornecedores internacionais confiáveis e desmistifique o processo de importação!




Você quer reduzir seus custos com insumos para seus produtos, quer insumos de melhor qualidade ou até mesmo está tendo dificuldade de encontrá-los no Brasil? Então, buscar um fornecedor internacional pode te ajudar a alavancar o seu negócio.

Neste post, vamos falar sobre quando a importação pode te ajudar a reduzir custos ou é inclusive necessária. Além disso, vamos te ajudar a encontrar fornecedores internacionais confiáveis e a entender melhor o processo de importação.


Assim, o artigo vai estar dividido em três partes:

  1. Porque buscar um fornecedor internacional?

  2. Como conseguir um bom fornecedor internacional

  3. Desmistificando o caminho das importações: transporte e documentação



1. Por que buscar um fornecedor internacional?


Em primeiro lugar, o que mais chama a atenção nos fornecedores internacionais é o custo mais baixo em relação aos fornecedores nacionais. Outros fatores relevantes são a maior variedade de produtos ou ainda a melhor qualidade destes. Existem também os casos em que bens de capital ou de informática e telecomunicações não têm produção nacional equivalente, e, portanto, precisam ser importados - nesses casos, há até a possibilidade de isenção dos impostos com o uso do ex-tarifário.


Circuitos eletrônicos são um bom exemplo de insumos que muitas vezes não têm produção nacional, logo, precisam ser importados. Fonte da imagem: pexels.com



Contudo, sabemos como a importação por fornecedores internacionais pode parecer tanto arriscada quanto complexa à primeira vista. Por isso, em seguida vamos explicar a você, primeiramente, como encontrar fornecedores internacionais bons e confiáveis, e, então, vamos desmistificar o processo de importação, simplificando o transporte e a burocracia.



2. Como conseguir um bom fornecedor internacional?

As duas principais formas de encontrar fornecedores internacionais são por meio de feiras de negócios e diretórios online.

As feiras de negócios brasileiras nos setores mais tradicionais costumam contar com a presença de fornecedores estrangeiros. As vantagens delas estão na oportunidade de ter um contato direto com o fornecedor internacional, além de servirem para comparar diversos fornecedores e para se inteirar sobre novos lançamentos no setor. Apesar de menos acessível, essa opção te garante muita segurança. Uma opção mais prática, porém, é a busca em diretórios online de fornecedores internacionais.


Você já realizou alguma compra online? Em diretórios online o funcionamento é semelhante. As diferenças são que o site é especializado em negócios entre empresas e que há a possibilidade de maior contato com o vendedor. As desvantagens dessa opção, por outro lado, estão na necessidade de ter conhecimento da língua inglesa; já que a maioria dos sites a utilizam; e na maior importância de avaliar a confiabilidade dos fornecedores.


A Connect Americas é um diretório online criado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento com o intuito de servir como uma rede social para negociações internacionais.


Para isso, existem algumas práticas que permitem garantir a confiança no fornecedor. Primeiramente, verifique se você está negociando com o próprio fabricante ou com um intermediário, é preferível negociar diretamente com o fabricante a fim de ter maior controle da operação. De qualquer forma, é essencial certificar-se de que o fabricante realmente existe, o que pode ser feito por meio de pesquisas na internet ou contatando-o. Além disso, é interessante utilizar uma forma de pagamento que garanta a possibilidade de reembolso. Também nesse sentido, é recomendado realizar um pedido teste para conferir a entrega do produto e a sua qualidade.



3. Desmistificando o caminho das importações: transporte e documentação

Uma vez que o fornecedor internacional foi selecionado, ainda há a parte mais importante do processo: a importação dos produtos. De fato, esse processo pode parecer complicado e, por isso, pontos como o transporte e a documentação precisam ser desmistificados.

A primeira questão está relacionada à sensação de insegurança do transporte internacional, a qual pode ser facilmente resolvida. Para isso, é necessário o planejamento do processo de transporte, o que envolve o conhecimento das etapas, responsabilidades do comprador, do vendedor e terceiros.


O transporte da mercadoria requer atenção e planejamento, mas não se apresenta como um impedimento à importação. Fonte da imagem: pexels.com



Em relação ao conhecimento das etapas, o essencial está em entender o que ocorre no reduto aduaneiro, especialmente quanto ao processo que envolve o desembaraço aduaneiro, e como lidar com essas questões. Já as responsabilidades de cada parte da negociação são firmadas nos INCOTERMs, normas internacionais que norteiam as condições da compra, de forma que os INCOTERMs que iniciam com letras F e E são favoráveis ao importador por garantir maior controle sobre o processo. Por fim, na categoria de atores terceiros, há a possibilidade de contratação de um seguro de transporte internacional.


Um outro ponto está na burocracia existente no processo de importação, representada principalmente pela documentação necessária. Contudo, é importante constatar que esse processo tem sido simplificado nos últimos anos, principalmente com a introdução da Declaração Única de Importação (DUIMP), e com as operações centralizadas no Portal Siscomex. Além disso, outra forma de lidar com a burocracia de importação é listar todos os documentos necessários ao longo do processo. Dentro desse tema, produzimos um artigo em nosso blog listando os principais documentos para importação, confira!



Conclusão


Nesse artigo, você viu os casos em que a importação pode te ajudar a reduzir custos ou naqueles em que ela é necessária. A partir disso, apresentamos formas de como encontrar fornecedores internacionais confiáveis e de como organizar os processos de transporte e documentação. Com essas dicas, você poderá encarar os desafios da importação de forma mais assertiva e segura, garantindo o fornecimento dos produtos que você precisa!


Ainda assim, este pode ser um processo complicado. Para ter auxílio e garantir o sucesso da sua escolha, entre em contato com a Atlântica para encontrar fornecedores internacionais para os produtos da sua empresa! Quer saber mais? Clique aqui para saber como nós prestamos esse serviço na prática!


Autor: Pietro Bottega.

Edição: Giulia de Oliveira Moraes.

Posts recentes

Ver tudo