Quer reduzir custos da sua empresa mas não sabe o que é Supply Chain? Este artigo é para você!

Saiba como a Supply Chain pode fazer a diferença na logística da sua empresa, podendo até mesmo reduzir custos e prejuízos



Você já parou pra pensar nos benefícios de uma eficiente cadeia de suprimentos para a satisfação dos seus clientes e para o lucro dos negócios? Nesse artigo vamos abordar como a Supply Chain e sua logística são indispensáveis para o bom funcionamento de todas as áreas da sua empresa, auxiliando na sua modernização e efetividade!




Você vai encontrar esse artigo dividido nos seguintes tópicos:


1. O que é Supply Chain?

2. Como a Supply Chain pode reduzir os custos da sua empresa?

3. Supply Chain: a cereja do bolo da Logística

4. Entenda como otimizar o processo logístico em Supply Chain

5. A Atlântica te ajuda a tornar a gestão da sua Cadeia de Suprimentos um sucesso!



1. O que é Supply Chain?


Supply Chain é o termo em inglês usado para falar da Cadeia de Suprimentos. Ela compreende todo o processo pelo qual o seu produto passa, desde quando ele ainda é matéria prima, até a sua entrega nas mãos do cliente.


fonte https://gdsolutions.com.br/dicas/supply-chain-management/



A Supply Chain, além de envolver todo o processo de produção e transporte, também inclui setores estratégicos como Marketing, Compras e Armazenamento. É uma cadeia complexa de extrema importância para o funcionamento do seu negócio!


Ela é importante também para a organização dos vários setores da sua empresa. E para que você consiga atender com sucesso suas demandas, a Supply Chain precisa estar funcionando de forma eficaz, interligada e estruturada. Assim, além de você atender a sua demanda, você também reduz custos, reduz tempo, aprimora seus serviços e evita maiores dores de cabeça em caso de recall ou até mesmo desfalque com fornecedores.




2. Como a Supply Chain pode reduzir custos de sua empresa?

Confira as melhorias que uma boa supply chain pode resultar:


Quando ocorre a integração das várias áreas da empresa, o Marketing, as Vendas, a Produção, etc. elas passam a funcionar como um grande organismo multidisciplinar, que através dos elos formados, resulta na redução de tempo para a formação e entrega do produto final. De maneira análoga ocorre também o aprimoramento dos serviços.


Para manter a fidelidade do cliente, porém, é importante que seja entregue a mercadoria correta, na quantidade correta e dentro do prazo. A Supply Chain proporciona a organização e o planejamento essenciais para isso!


Além disso, a Supply Chain reduz os seus gastos e custos ao permitir que você tenha a gestão apropriada do seu estoque, sabendo evitar que produtos percam o prazo de validade ou fiquem parados sem utilização. Dessa forma há redução de custos na produção, visto que as matérias-primas utilizadas seriam apenas as necessárias, evitando desperdícios ou aumento do estoque. Assim, mantendo o bom controle da entrega dos produtos na quantidade certa e com a qualidade correta aos clientes, o melhor gerenciamento do estoque e redução de despesas são garantidos.



A boa gestão de Supply Chain permite a gestão apropriada de seu estoque.

Fonte: https://www.pexels.com/photo/warehouse-with-concrete-floors-4483610/




3. Supply Chain: a cereja do bolo da Logística

Para uma redução de custos e uma supply chain eficiente é necessário uma boa Logística!


Entre todas as áreas que a gestão de supply chain abrange, a logística é uma das mais importantes. Isso porque a logística é responsável por realizar os processos de movimentação das mercadorias e por lidar com a documentação relacionada a eles, sendo uma parte fundamental da dinâmica mais abrangente de supply chain.


A fim de entender um pouco melhor sobre a importância da logística, imagine que toda a organização de supply precisa que os materiais necessários para a produção do produto sejam transportados em um tempo especificado, que estejam em boas condições para serem utilizados e que estejam na quantidade desejada. Todos esses aspectos precisam estar funcionando bem para a boa gestão de supply chain, e é a logística que se encarrega por eles!




4. Entenda a como otimizar o processo logístico em Supply Chain


Como vimos, para ter sucesso na gestão dos processos logísticos e, consequentemente, na gestão de supply chain, é importante que os insumos tenham a qualidade e estejam nas condições necessárias para a produção dos seus produtos, além de é importante que eles sejam entregues no tempo certo. Portanto, podemos perceber que aí está uma parte muito importante do transcurso: os fornecedores.


Ter fornecedores confiáveis garante que os produtos estejam disponíveis na quantidade necessária, que sejam entregues no tempo certo e que tenham a qualidade esperada. Por isso, para a gestão de supply chain a busca por fornecedores é essencial, e tem o objetivo de firmar parcerias e manter um relacionamento que garanta o sucesso do processo logístico.




5. A Atlântica te ajuda a tornar a gestão da sua Cadeia de Suprimentos um sucesso!


Entretanto, sabemos como é difícil encontrar bons fornecedores em que se possa confiar, principalmente quando estamos falando de produtos produzidos fora do país, em que a língua e a distância podem ser um obstáculo. Por isso, a Atlântica Consultoria Internacional presta serviços direcionados justamente para a busca por fornecedores internacionais, a fim de ajudar o seu negócio a ter fornecedores confiáveis para a gestão do processo logístico em Supply Chain!

Confira este artigo com dicas sobre como buscar bons fornecedores internacionais. Conheça também o caso de sucesso da Jamed, distribuidora de produtos médico-hospitalares que conseguiu encontrar fornecedores confiáveis por meio dos serviços prestados pela Atlântica.




Conclusão


Agora você já sabe o que é Supply Chain e qual a sua importância para reduzir custos em sua empresa. Além disso, entendeu o papel essencial da logística para a gestão de Supply Chain, assim como conferiu dicas de como otimizar o processo logístico.


Quer saber mais sobre como a Supply Chain pode ajudar a reduzir os custos da sua empresa? Fale com um de nossos consultores!




Autora e autor: Luísa Cruz Rosa e Pietro Bottega, consultores da Atlântica.

Edição: Giulia de Oliveira Moraes, Gerente do Blog da Atlântica.


16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo